quinta-feira, 26 de agosto de 2010

ADAM - Theatrical Trailer




Adam é um jovem portador de síndrome de Asperger que vive em Manhattan. Seus pais morreram, mas tem um amigo (Harlan) que está sempre pronto a ajudar. Adam tem dificuldades em comunicar com os outros e gosta de fugir para o seu principal interesse, a exploração do espaço. Quando Beth, uma professora, se muda para o apartamento acima, ele começa a construir com ela o relacionamento pessoal que tão desesperadamente deseja.

SÍNDROME DE ASPERGER- APSA- PORTUGAL

Saiba um pouco mais:

A Síndrome de Asperger é uma perturbação neurocomportamental de base genética, pode ser definida como uma perturbação do desenvolvimento que se manifesta por alterações sobretudo na interacção social na comunicação e no comportamento. Embora seja uma disfunção com origem num funcionamento cerebral particular, não existe marcador biológico, pelo que o diagnóstico se baseia num conjunto de critérios comportamentais.



Entre as características mais comuns podemos destacar:


•Défice de comportamento social;

•Interesses limitados;

•Comportamentos rotineiros;

•Peculiaridade do discurso e da linguagem;

•Perturbação na comunicação não verbal;

•Descoordenação motora.



Como consequência destas dificuldades os portadores de Síndrome de Asperger acabam por se isolar e limitar os seus interesses a determinados temas assuntos, atitude que prejudica ainda mais a sua relação com o outro. Calcula-se que em Portugal existam cerca de 40.000 portadores de Síndrome de Asperger afectando maioritariamente os rapazes.



O Diagnóstico precoce é essencial para proporcionar aos portadores, os recursos necessários e a que têm direito que lhes permitam atingir o seu potencial, o qual muitas vezes é extraordinário, como pessoas verdadeiramente integradas na sociedade.



Acolher a Diferença e aceitá-la como um desafio é Missão de cada um de nós!

http://www.apsa.org.pt/

iPAD- Autismo

Para crianças com autismo, iPad é verdadeiramente mágico e revolucionário


Ter, 17 de Agosto de 2010 14:40
Escrito por Leandro


Destacado na página de notícias da Apple, um artigo da SF Weekly prendeu minha atenção do começo ao fim: ele fala da história de Leo Rosa, um garotinho com autismo, cuja família ganhou um iPad numa rifa da escola. Apesar de já terem experimentado o iPod touch, os Rosa não imaginavam que a tablet da Apple fosse muito mais que uma versão maior do PMP.


“Depois de Leo passar cinco minutos com seu iPad”, conta Shannon Rosa, mãe de Leo, “percebi que quaisquer opiniões de que [o iPad] não passava de um iPod touch maior e mais frágil eram idióticas”. Com mais espaço para Leo interagir facilmente, dado que o garoto não tem coordenação motora fina bem desenvolvida, a tablet ofereceu justamente o que faltava no iPod para tornar-se um brinquedo atraente e fácil de usar.

Um app como Stories2Learn (US$14; 5,4MB; requer o iOS 3.1.2 ou superior), com o qual é possível criar histórias personalizadas com imagens e narração, por exemplo, facilita bastante o processo de aprendizagem para portadores de autismo. Abaixo, veja como funciona o aplicativo (demonstrado pela irmã de Leo, já que o garoto adora repetir exaustivamente as falas da história):



http://www.falandodeautismo.com.br/