terça-feira, 11 de maio de 2010

A arte na vida de nossos artistas.

Descobri vários artistas em minhas pesquisas, mas gostaria de apresentar a Fernandinha, uma amiga maravilhosa e seu dom para o desenho é IMPRESSIONANTE.

Fê, é uma honra tê-la neste projeto. Mil beijos. Espero que possam ver seu trabalho e dêem o devido valor para a artista maravilhosa que você é. Sabe por quê? Acredito em você, sou sua fã.












Pessoal, a mãe da Fernanda está desenvolvendo um projeto de exposições a estes grandes artistas Austistas e de Síndrome de Asperger.


Arte é Viver.
Inscrições abertas para próximas exposições, envie 01 foto dos
trabalhos com nome, idade e técnicas utilizadas. Divulguem!

Você sabia que existe o Dia Internacional do Asperger e Dia Internacional da Conscientização do Autismo?

Eu descobri pesquisando que a Associação Portuguesa da Síndrome de Asperger -www.apsa.org.net, comemoraram dia 18/02 o Dia Internacional da Síndrome de Asperger e 02/04 comemorou-se o Dia Internacional da Conscientização do Autismo. Vocês podem me explicar?

Poucos sabem o que é Sindrome de Asperger, então vamos falar um pouco sobre ela.

Síndrome de Asperger é o termo aplicado ao mais suave e de alta funcionalidade, daquilo que é conhecido como o espectro de desordens pervasivas (presentes e perceptíveis a todo tempo) de desenvolvimento (ou espectro de autismo). Como todas as condições ao longo do espectro, parece representar uma desordem de desenvolvimento neurologicamente baseada, muito freqüentemente de causa desconhecida, na qual há desvios e anormalidades em três amplos aspectos do desenvolvimento: relacionamento social, uso da linguagem para a comunicação e certas características de comportamento e estilo, envolvendo características repetitivas ou perseverativas sobre um número limitado, porém intenso, de interesses.

Vou colocar algumas características observadas na minha filha até descobrir o que realmente ela tinha como:

1. Dificuldade na linguagem;
2. Situações repetitivas quando ansiosa;
3. Dificuldade na seguência numérica, na escrita e leitura;
4. Dificuldade no raciocínio abstrato;
5. Obsessão em coleções e hobbies.

Hoje ela está muito bem na relação pessoal, interagindo com seus amigos e familiares. Adora ajudar as pessoas e dar muitos abraços para expressar sua gratidão e amor. Adora sua escola e nunca quer faltar para não perder nada. Mesmo com suas dificuldades com a letra impressa, participa das aulas e faz toda a lição. Sua interatividade e criatividade com a arte é impressionante. Faz teatro e arterapia. Tem uma professora  para acompanhá-la após as aulas.

Parabenizo todas as pessoas e amigos que participam desta evolução!